Gumboot Dance e ritmos da África

Por: Anna Luíza Oliveira (70), Caroline Lins (70) e Isabela Rodrigues (60).

O Gumboot Dance, é uma dança de origem africana que surgiu em meados do século XIX, naquela época os trabalhadores das minas de ouro não encontravam uma maneira de se comunicar, pois no Sul da África há cerca de 11 línguas diferentes. Descobriram, então que o batuque das botas, gritos e outros sons eram a melhor maneira de se comunicar.

O Gumboot continua a ser uma dança tradicional do Sul da África, os dançarinos de hoje em dia vão além das etapas tradicionais, acrescentando música contemporânea e novos movimentos.

Além desse fantástico e criativo ritmo temos muitos outros, como o pop africano e o afrobeat um exemplo é a cantora, dançarina e percussionista Gnahoré que canta os dois ritmos e ainda recentemente, ganha prêmios. Outro exemplo maravilhoso é Fela, um dos mais importantes músicos nigerianos que em suas criações mistura jazz, rock psicodélico, highlife nigeriano e cantos tradicionais africanos criando o afrobeat.

Além deles ainda tem muitos talentos africanos, por todo lugar, e em pensar que nós tratamos a África como um país doente, quando na verdade por trás desse nevoeiro que o preconceito cria tem uma grande diversidade de cultura, de cores, e de alegria que esse maravilhoso Continente chamado África tem.

Sem comentários

Postar um comentário