Um coração suburbano: Brás de pina, O Bairro Jardim

Por Raíssa Ribeiro (80), Miguel Mendes (82), Carolyne Solano (82).

Brás de Pina é um bairro com muitos pontos bons, boa vizinhança e uma vista pra lá de agradável. Estamos em um bairro muito florido, cheio de verde e com um aroma natural gostoso de sentir. A cada esquina, ou até a cada calçada, você encontrará uma planta ou uma árvore. Mas agora porque isso é importante? Para manter o ar natural do lugar, tentar diminuir os problemas com o efeito estufa etc… E o principal: Dar uma boa visão dos outros para o nosso lar. Mas todo esse matagal aqui não é coincidência não. Afinal, você sabe quem foi Brás de Pina? Ele foi um antigo latifundiário e que tinha um engenho de açúcar na terra que hoje tem o seu nome!  As terras da fazenda estendiam-se até às margens da baía da Guanabara, onde era contratador de caça às baleias. A Companhia Imobiliária Kosmos, adquiriu parte dessas terras, planejou e construiu um bairro modelo que se chamou Vila Guanabara, ou Brás de Pina. Se destacava pela beleza e harmonia de seu traçado urbano.

É um bairro digno de ser visitado e conhecido. Para muitos Brás de Pina evoluiu pouco nos últimos anos, mas há uma mistura, construções antigas espalhadas por várias ruas e casas modernas em outras. A modernização do bairro ocorreu no início do século xx, ganhando impulso quando foi inaugurada a antiga parada de Brás de Pina.

Apesar de Brás de Pina possuir uma linda história. Ela merece um polo cultural e nada melhor que esses casarões que junto com a Igreja de Santa Cecilia fazem parte da historia deste bairro. As casas construídas em estilo neo colonial, na sua maioria, através dos muros baixos das construções, podiam se ver jardins gramados e floridos.

Sem comentários

Postar um comentário